( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "R"

radar meteorológico
Definição1
O radar meteorológico é um instrumento que tem a função de localizar precipitações através do envio de ondas eletromagnéticas.
Fonte1
MORAES, Mariana de Paula Costa; NERY, Jonas Teixeira. Análise subjetiva de eventos meteorológicos através do radar meteorológico. Disponível em: https://www.geomorfologia.ufv.br/simposio/simposio/trabalhos/trabalhos_completos/eixo4/015.pdf . Acesso em 22 mar.2022.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro da Aviação Civil: RBAC n. 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Emenda n.01. 31 jan. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2022.
Nota adicional1
Somente é permitido operar uma grande aeronave categoria transporte em operações transportando passageiros se um radar meteorológico aprovado estiver instalado na aeronave.
Nota adicional2
As ondas passam por uma nuvem e causam em cada gota uma ressonância na freqüência da onda incidente, de modo que cada gota produz ondas eletromagnéticas, irradiando em todas as direções. O radar emite dois tipos de imagens, a imagem em Plan Position Indicator (PPI) e a imagem em Constant Altitute Plan Position Indicator (CAPPI). A primeira é montada a partir de uma volta completa do radar (360º) com a elevação da antena em 0º, com alcance de 450Km e permite conhecer a distância e a localização da chuva. Já a segunda é montada também a partir de uma volta completa do radar, porém a elevação da antena varia em relação ao horizonte e indica a distância direta e a altura.
Contexto
Ninguém pode operar uma aeronave que tenha uma configuração para passageiros de 10 ou mais assentos, excluindo qualquer assento para piloto, transportando passageiros, exceto um helicóptero operando em condições visuais diurnas, a menos que a aeronave seja equipada com um equipamento de detecção de trovoadas (tipo “storm-scope”) ou um radar meteorológico, ambos aprovados, instalado na aeronave.
Subárea
Meteorologia Aeronáutica
Espanhol
radar meteorológico