( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

albedo
Definição1
Relação entre a quantidade de radiação refletida pela superfície de um objeto e o total de radiação incidente sobre o mesmo. O albedo varia de acordo com as propriedades do objeto e é informado em valor de percentagem.
Fonte1
REDE DE METEOROLOGIA DO COMANDO DA AERONÁUTICA. Glossário. In: ______. [Homepage REDEMET]. [Rio de Janeiro, RJ, 20-?]. Disponível em: < https://www.redemet.aer.mil.br/index.php?i=facilidades&p=glossario >. Acesso em: 11 dez. 2019.
Definição2
Relação entre a quantidade de radiação solar refletida pela superfície de um objeto e a quantidade da radiação solar incidente. Isso varia de acordo com a textura, cor e propriedades químicas e biológicas da superfície, bem como com o comprimento de onda da radiação incidente. [...] Medida do poder refletor de uma superfície como parte da radiação incidente (total ou monocromática) que é refletida.
Fonte2
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Nota adicional1
Superfícies com albedo elevado incluem areia e neve. Áreas de floresta e aquelas recém desmatadas apresentam reduzido albedo.
Contexto
Ao amanhecer ou entardecer, quando o ângulo de incidência solar com a superfície é pequeno e o poder de reflexão da superfície é elevado, o albedo é maior.
Related Term
albedômetro
Espanhol
albedo