( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< abrasão | abrigo de instrumentos | abscissa >>

Back to: "A"

abrigo de instrumentos
Sinônimos - Português
abrigo meteorológico abrigo de instrumentos meteorológicos
Definição1
Construção destinada a abrigar termômetros e outros instrumentos para proteger dos raios diretos do Sol e de outras condições que interfiram no registro dos dados. Em geral, é uma caixa de madeira com venezianas nas laterais.
Fonte1
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Definição2
Construção destinada a abrigar termômetros e outros instrumentos para proteger dos raios diretos do Sol e de outras condições que interfiram com o registro da temperatura do ar verdadeira. Em geral é uma caixa de madeira com os lados de venezianas.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
É constituído de uma casa de madeira pintada de branco com paredes de venezianas duplas e invertidas, cobertas por dois tetos (um interno e outro interno). Destina-se a evitar a que a luz do sol incida diretamente sobre os sensores de temperatura. No abrigo são instalados os termômetros de máxima e de mínima, psicrômetro e termohigrógrafo.
Fonte3
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (Brasil). Glossário. In: ______. [Homepage INMET]. [Brasília, DF, 20-?]. Disponível em: < http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=glossario >. Acesso em: 11 dez. 2019.
Espanhol
abrigo meteorológico