( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< teto absoluto | teto de nuvens | tetômetro >>

Back to: "T"

teto de nuvens
Definição1
Altura acima do solo ou da água, da base da mais baixa camad a de nuvens, abaixo de 6000m(20.000 pés) que cobre mais da metade do céu.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição2
Altura acima do solo ou da água, da base da mais baixa camada de nuvens, abaixo de 6 mil metros (20 mil pés) e que cubra mais da metade do céu; essa altura pode ser estimada por um observador experiente ou medida por meio de um instrumento específico, denominado tetômetro; a informação de teto serve para determinar se uma operação de decolagem ou pouso pode ser efetuada com segurança em função da capacidade de se avistar ou não os obstáculos porventura existentes nas imediações do aeródromo.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição3
(1) Altura acima do solo ou da água, da base da mais baixa camada de nuvens abaixo de 6000 metros, cobrindo mais da metade do céu; (2) fenômeno de obstrução visual, que é reportado como "nublado", "encoberto" ou "obscurecido".
Fonte3
VIAÇÃO AÉREA RIO-GRANDENSE. Glossário aerotécnico inglês-português. São Paulo, 1972. 87 p.
Nota adicional1
Algumas vezes se fala de teto referindo-se à altura máxima que pode alcançar uma determinada massa, por exemplo, térmica.
Contexto
A avaliação visual empírica, do solo, não permite diferenciar, por exemplo, se o teto de nuvens está a 900 ou a 1200 pés. Na primeira situação (900 pés), o voo deveria ser adiado ou abortado, tendo em vista que o teto encontra-se inferior aos mínimos meteorológicos (1000 pés). Já no segundo caso (1200 pés), o voo poderia ser executado, observando-se somente o item teto de nuvens.
Subárea
Meteorologia Aeronáutica
Related Term
topo da nuvem
Espanhol
techo de nubes