( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "N"

nacela do motor
Definição1
(1) Cobertura que é fixada à asa com o fim de carenar um objeto que é maior que os limites do perfil do aerofólio; este último em geral é o grupo motopropulsor; (2) Espaço reservado para alojar qualquer conjunto. O local onde se aloja o piloto pode ser denominado nacela do piloto, assim como o local que aloja o motor pode ser denominado nacela do motor. (3) Em alguns projetos onde a fuselagem não suporta a unidade da cauda e onde a fuselagem meramente serve como um alojamento da tripulação, passageiros ou carga, ela é denominada nacela.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro da Aviação Civil: RBAC n. 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Emenda n.01. 31 jan. 2013. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 06 mai. 2016.
Contexto
Proteção contra fogo. Capota e revestimento da nacele do motor. Para aviões com motores convencionais, a capota do motor deve ser projetada e construída de modo que nenhum incêndio originado no compartimento do motor possa entrar, seja através de aberturas seja por invasão, em outras áreas onde possa criar riscos adicionais.
Subárea
Motores
Espanhol
compartimiento del motor