( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "V"

voo de cheque
Definição1
Voo de familiarização numa aeronave ou é um voo em que o piloto ou o tripulante é testado em suas capacitações.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 00-002 Revisão B: Fichas de Avaliação de Piloto - FAP. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS00-002B.PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
Definição2
Voo realizado para testar ou comprovar a aeronavegabilidade de um avião, foguete ou espaçonave; principalmente depois da fabricação, de troca de certos elementos ou componentes, e para simular certas avarias que não podem ser efetuadas em terra.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 00-002 Revisão B: Fichas de Avaliação de Piloto - FAP. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS00-002B.PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
Nota adicional1
oo para verificação do nível de competência do piloto para tripular a aeronave dentro de um certo padrão operacional, o qual é diferente para cada tipo de licença ou habilitação técnica a ser concedida, e para cada posto de trabalho dentro de uma aeronave (Comandante ou Copiloto). O voo de cheque exige que o piloto demonstre, desde a preparação do voo (pré-voo) até o debriefing (pós-voo), condições técnicas e não técnicas para executar uma operação aérea com segurança e eficiência, de acordo com os programas de treinamento, o SOP (Padrões Operacionais), normas e regulamentos aprovados ou aceitos pela Autoridade de Aviação Civil. É o voo no qual o piloto demonstra capacidade de transferir sua proficiência avaliada no treinamento para a operação aérea em ambiente real, tornando-se, ou não, apto a receber ou renovar sua licença ou certificado de habilitação técnica.
Contexto
O exame de voo, também conhecido pela denominação de exame prático de voo ou voo de cheque, é normalmente conduzido por um Inspetor, podendo, no entanto, a critério da ANAC, ser o mesmo conduzido por um examinador credenciado.
Subárea
Pilotagem
Espanhol
vuelo de comprobación