( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "C"

condições meteorológicas por instrumentos
Definição1
Condições meteorológicas expressas em termos de visibilidade, distância de nuvens e teto, inferiores aos mínimos especificados para o voo visual.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 06/14: aproximações visuais e decolagens com separação visual para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/107bacfa-8871-445b-9e5c8df2a6f3b21e.pdf?CFID=017be123-6cec-47b3-adca-48992b66bf10&CFTOKEN=0. Acesso em: 15 maio 2014.
Fonte2
BRASIL. Marinha do Brasil. Diretoria de Portos e Costas. Normas da autoridade marítima para homologação de helideques instalados em embarcações e em plataformas marítimas. NORMAM-27/DPC. 1ª Revisão, 2015.
Nota adicional1
IMC é a sigla em inglês
Contexto
0108 - CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS VISTORIAS Para efeito de planejamento deverão ser considerados os seguintes aspectos: a) As vistorias serão realizadas no local de operação ou onde possam ser testados todos os sistemas e equipamentos da plataforma ou da embarcação relacionados à operação do helideque, nas condições de operação normais em que o mesmo será empregado. b) As vistorias serão realizadas no período diurno, e quando o período total da jornada diária for superior a 8 (oito) horas, deverá ser previsto o pernoite dos vistoriadores em local próximo de onde será realizada a vistoria conforme orientações desta Diretoria Especializada. Por ocasião da solicitação da vistoria o requerente deverá apresentar uma proposta de logística, com a programação, a fim de ser apreciada pela DPC. c) Os vistoriadores deverão ser transportados ao helideque por helicóptero multimotor que atenda aos requisitos de operação offshore e sua tripulação deverá estar apta a voar sob condições de voo por instrumento (IMC). O helicóptero será destinado exclusivamente para atender à realização da vistoria e ficará no helideque, à disposição da Comitiva de Vistoriadores, durante a sua realização; e d) No decorrer da vistoria o helideque ficará interditado e à disposição da Comissão de Vistoriadores, devendo a embarcação disponibilizar todos os recursos necessários para atender a sua realização.
Espanhol
meteorológicas de vuelo por instrumentos