( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "S"

sistema de iluminação de aproximação
Sinônimos - Português
sistema de luzes de aproximação.
Definição1
(1) Conjunto de luzes aeronáuticas de superfície situado na área de aproximação para uma pista ou canal, destinado a facilitar aos pilotos a aproximação para esta pista ou canal; (2) grupo de luzes aeronáuticas que indica uma linha desejável de aproximação para uma área de pouso.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição2
Sistema de luzes coloridas ou piscantes que define claramente a pista e a zona de pouso, auxiliando a transição de vôo por instrumentos para o vôo com referências visuais no procedimento de aproximação para o pouso.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição3
Sistema de auxílio visual de aeródromo, que proporciona orientação visual a uma aeronave em processo de pouso, pela emissão de feixes luminosos (raios de luz) direcionais, pelos quais o piloto alinha a aeronave com o eixo da pista na sua aproximação final.
Fonte3
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte4
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Nota adicional1
ALS é a sigla do inglês: approach light system.
Contexto
O sistema de luzes de aproximação consistirá em uma fileira de luzes no prolongamento do eixo da pista de pouso e decolagem, estendendo-se, sempre que possível, por uma distância de 900 m a partir da cabeceira da pista. Ademais, o sistema terá duas fileiras laterais de luzes estendendo-se por 270 m a partir da cabeceira e duas barras cruzadas, uma a 150 m e outra a 300 m da cabeceira da pista, conforme mostrado na Figura 5-14. Quando puder ser demonstrado o nível de operacionalidade das luzes de aproximação especificado como objetivo de manutenção no § 10.5.7, o sistema terá duas fileiras laterais de luzes, que se estenderão por 240 m da cabeceira, e duas barras cruzadas, uma a 150 m e outra a 300 m da cabeceira, conforme mostrado na Figura 5-15.
Espanhol
sistema de iluminación de aproximación
Imagem

El sistema de iluminación de aproximación del Aeropuerto Internacional de Sarajevo.

El sistema de iluminación de aproximación del Aeropuerto Internacional de Sarajevo.>Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sarajevo_airport_runway.jpg