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distância vertical
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-32: procedimentos operacionais e orientações de treinamento para pilotos e controlador de tráfego aéreo com relação ao Sistema de Anticolisão de Bordo (ACAS). Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2571. Acesso em: 11 mai. 2016.
Contexto
5.6 PARÂMETROS OPERACIONAIS DO ACAS E A SELEÇÃO DO RA   5.6.1 A cada segundo, a função vigilância atualiza as informações das trajetórias existentes, definindo novas trajetórias e, conseqüentemente, passa essa informação para a lógica CAS que determina a necessidade da emissão de novos avisos ou atualização dos avisos existentes. Depois da lógica ACAS completar essa determinação, ela coordena qualquer RA com a outra aeronave equipada com ACAS. Finalmente, a informação apresentada ao piloto é atualizada.   5.6.2 O objetivo dos projetistas do ACAS foi desenvolver um sistema no qual os avisos não são emitidos exceto nos casos em que as trajetórias de vôo causassem risco de colisão. Devido às limitações do ACAS já citadas, nem sempre é possível atingir-se esse objetivo. Em certas situações, a distância vertical que o ACAS está projetado a prover no CPA é menor do que a separação utilizada pelo ATC. A distância vertical ACAS provida é dependente da altitude da aeronave com ACAS. A distância vertical desejada é também o limiar para a emissão dos RA corretivos. O RA corretivo é emitido quando a distância vertical prevista no CPA é menor do que a desejada pelo ACAS. Um RA corretivo requer uma modificação da velocidade vertical da aeronave com ACAS, a fim de aumentar distância vertical. Se a previsão da distância vertical no CPA é maior do que a desejada, porém menor do que o limite do RA preventivo, será emitido um RA preventivo. Um RA preventivo é emitido a fim de impedir uma gama de velocidades verticais, porém não é requerida uma mudança no perfil vertical atual da aeronave. Os RA preventivos são geralmente transparentes para os controladores. As distâncias típicas do RA desejadas variam entre 90 m (300 pés) a 300 m (1000 pés) AGL até 215 m (700 pés) acima do FL 300. Os limites do RA preventivo variam entre 185 m (600 pés) a 300 m (1000 pés) AGL até 245 m (800 pés) acima do FL 300. Os RA não são emitidos abaixo de 300 m (1000 pés) AGL.
Espanhol
distancia vertical