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barra de parada
Fonte1
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVI (Brasil). Instrução Suplementar n. 153-109 Revisão A, de 06 de agosto de 2015. Sistema de orientação e controle da movimentação no solo (SOCMS).
Nota adicional1
A barra de parada serve para prover um sinal de “pare” para pilotos e motoristas que estão se aproximando de uma pista de pouso e decolagem. As barras de parada controladas são usadas para indicar que o tráfego deve parar quando estiverem ligadas e que o tráfego deve prosseguir em direção à pista de pouso e decolagem ativa, quando forem desligadas.
Nota adicional2
Além desses propósitos, as barras de parada podem ser utilizadas como uma barreira para prevenir incursão em pista, independente das condições de visibilidade. Por exemplo, em determinados layouts de aeroporto, a barra de parada poderia prevenir que aeronaves acessem uma pista de pouso e decolagem, ativa ou fechada, a partir de uma determinada pista de táxi.
Contexto
Incursões em pista podem acontecer em quaisquer condições meteorológicas ou de visibilidade. A instalação de barras de parada em posições de espera de pista de pouso e decolagem e seu uso à noite e em condições de visibilidade de alcance visual da pista superior a 550 m pode fazer parte de medidas eficazes de prevenção de incursão em pista.
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Espanhol
barra de parada