( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< saguão | saída padrão por instrumentos | sala AIP >>

Back to: "S"

saída padrão por instrumentos
Definição1
Procedimento por instrumentos que leva uma aeronave de um aeródromo ou de uma pista específica de um aeródromo até a sua fase de voo em rota e fornece proteção específica contra obstáculos.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-23: certificado de habilitação técnica para elaborador de procedimentos de navegação aérea. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2566. Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição2
Rota de saída, em regras de voo por instrumentos, que liga/une/conecta o aeródromo, ou uma pista específica do aeródromo, a um ponto significativo específico, normalmente uma rota ATS, na qual a fase em rota do voo pode ser iniciada.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-19: análise de obstáculos em zonas de proteção de aeródromos, helipontos, e auxílios à navegação aérea. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2536. Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição3
Rota de saída por instrumentos que conecta o aeródromo, ou uma pista específica de um aeródromo com um ponto significativo, normalmente em uma rota ATS, no qual a fase em rota de voo possa ser iniciada.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 100-54: padronização da elaboração de procedimentos de navegação aérea. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3627. Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição4
carta publicada pelo DECEA que contém o desenho e as instruções do procedimento de saída por instrumentos que as aeronaves deverão cumprir após a decolagem de um determinado aeródromo; nessa carta estão estabelecidas as proas e o perfil de subida (altitudes mínimas em cada ponto da trajetória) até atingir um ponto no espaço aéreo a partir do qual é iniciado o voo em rota (aerovia).
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: http://www.decea.gov.br/cnsatm/glossario. Acesso em: 16 ago 2012.
Espanhol
salida normalizada por instrumentos