( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< registro de manutenção | regras de voo por instrumentos | regras de voo visual >>

Back to: "R"

regras de voo por instrumentos
Sinônimos - Português
IFR
Definição1
Operação de uma aeronave segundo as regras do voo por instrumentos.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Prescrições que estabelecem requisitos e procedimentos para o voo por instrumentos, por exemplo, relativos à capacitação dos pilotos, condições dos aeroportos e aeronaves, que deverão estar equipadas com instrumentos adequados e equipamentos de navegação apropriados à rota a ser voada.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-19: análise de obstáculos em zonas de proteção de aeródromos, helipontos, e auxílios à navegação aérea. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2536. Acesso em: 16 ago. 2011.
Fonte4
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 61: licenças, habilitações e certificados para pilotos. Emenda 05. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2016.
Nota linguística
IFR é sigla do inglês: instrument flight rules.
Contexto
Operação de aeronaves em aproximação, sob regras de voo por instrumentos, que utiliza guia lateral e vertical de precisão com os mínimos conforme determinado pela categoria de operação. O guia lateral e vertical refere-se à orientação fornecida por meio de auxílios à navegação aérea baseados no solo ou dados de navegação aérea gerados por computador de bordo.
A instrução nesta fase será ministrada segundo as regras de voo por instrumento, mas não necessariamente para uma habilitação de tipo específica, nem para um determinado modelo de avião.
Espanhol
reglas de vuelo por instrumentos