( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "P"

pátio
Sinônimos - Português
plataforma pátio de aeronaves
Definição1
Área definida, em aeródromo terrestre, destinada a acomodar aeronaves para fins de embarque ou desembarque de passageiros ou carga, reabastecimento de combustível, estacionamento ou manutenção.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Área definida em um aeródromo terrestre, destinada a abrigar as aeronaves para fins de embarque ou desembarque de passageiros, carga ou descarga, reabastecimento, estacionamento ou manutenção.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição3
Parte da área operacional do aeroporto destinada a acomodar as aeronaves para fins de embarque ou desembarque de passageiros, carga ou mala postal, reabastecimento de combustível, estacionamento ou manutenção de primeiro escalão.
Fonte3
BRASIL. Decreto nº 7.168, de 5 de maio de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Seção 1, p. 04-16, 06 maio 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/DEC2010-7168%20-%20PNAVSEC.htm. Acesso em: 15 jul. 2011.
Definição4
1. área definida num aeródromo terrestre destinada a atender as aeronaves para fins de embarque e desembarque de passageiros ou carga, reabastecimento de combustível, estacionamento ou manutenção; 2. nome genérico que se dá aos pátios de estacionamento de helicópteros e aeronaves; 3. área de piso duro, de considerável extensão em frente da entrada de um hangar ou galpão para aviões e que é usada para manobrar as aeronaves ou para manutenção em ocasiões de tempo bom.
Fonte4
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
serviço de gerenciamentodo pátio
Narrower Term
pátio de aeronaves
posição de estacionamento de aeronaves
Espanhol
plataforma
Imagem

 Vista del apron (plataforma), Aeropuerto Internacional de Halifax.

Vista del apron (plataforma), Aeropuerto Internacional de Halifax.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:HFX_Airport_4.jpg