( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "D"

distâncias declaradas
Definição1
Distancias utilizadas para efeito de calculo de pouso e decolagem, compreendendo: o Pista Disponivel para Corrida de Decolagem (TORA . Take-Off Run Available). Comprimento declarado da pista, disponivel para corrida no solo de uma aeronave que decola. o Distancia Disponivel para Decolagem (TODA . Take-Off Distance Available). Comprimento da pista disponivel para corrida de decolagem, mais a extensao da zona desimpedida (\Clearway.), se existente. o Distancia Disponivel para Aceleracao e Parada (ASDA . Accelerate-Stop Distance Available). Comprimento da pista disponivel para corrida de decolagem, somado ao comprimento da Zona de Parada (Stopway), se existente.. o Distancia Disponivel para Pouso (LDA . Landing Distance Available
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Emenda 01. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC154EMD01.pdf. Acesso em: 28 ago. 2014.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. Disponível em: . Acesso em: 06 maio 2016.
Contexto
Quando uma pista de pouso e decolagem não for dotada de uma zona de parada (stopway) ou zona desimpedida (clearway) e se a cabeceira estiver localizada na extremidade da pista, as quatro distâncias declaradas devem ser iguais ao comprimento da pista de pouso e decolagem.
Espanhol
distancia(s) declarada(s)