( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

altitude de densidade
Definição1
(1) Altitude expressa em unidade de densidade e correspondente à densidade na atmosfera padrão internacional àquela altitude; (2) densidade atmosférica expressa como a altitude que corresponde àquela densidade na atmosfera padrão internacional.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço - vocabulário - parte 1 - aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Definição2
Altitude quando determinada pela altitude-pressão e temperatura ambiente existentes. Na atmosfera padrão, a altitude-densidade e a altitude-pressão são iguais. Para uma dada altitude-pressão, quanto mais alta a temperatura maior a altitude-densidade.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Altitude na atmosfera padrão correspondente a um determinado valor de densidade do ar que afeta o desempenho operacional do helicóptero.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.
Nota adicional1
A maioria dos gráficos e cálculos constantes dos manuais de voo dos helicópteros é baseada nos efeitos da altitude-densidade.
Contexto
O desempenho dos helicópteros envolve, principalmente, sua capacidade, ou não, de manter o voo pairado, o qual requer mais potência que qualquer outro regime de voo e é significativamente influenciado pela altitude-densidade. Nas cartas de desempenho, os fabricantes preveem determinadas condições tanto para o helicóptero quanto para o piloto, quais sejam: condições normais de operação da aeronave e habilidade mediana do piloto.
Subárea
Meteorologia
Broader Term
altitude
Espanhol
altitud de densidad