( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< gerenciamento de tráfego aéreo | gerenciamento dos riscos à segurança operacional | gestão dos recursos da cabine >>

Back to: "G"

gerenciamento dos riscos à segurança operacional
Definição1
Identificação, análise e eliminação e/ou mitigação dos riscos que ameaçam as capacidades de uma organização da aviação civil a um nível aceitável.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 119-002 Revisão C: guia para elaboração de SGSO de empresa aérea certificada de acordo com o RBAC 119. Guia para elaboração de SGSO de empresa aérea certificada de acordo com o RBAC 119. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS119-002C.PDF. Acesso em: 3 fev. 2012.
Definição2
Significa a identificação dos perigos, a análise e a eliminação e/ou mitigação dos riscos que ameaçam as capacidades de uma organização da aviação civil, de forma que sejam mantidos em um nível aceitável.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 137: certificação e requisitos operacionais: operações aeroagrícolas. Emenda 04. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/boletim-de-pessoal/2020/20/rbac137emd04.pdf. Acesso em: 18 mai. 2020.
Contexto
Independentemente da estrutura adotada, o SGSO de um PSAC deve incluir Como forma de gerenciamento dos riscos à segurança operacional um processo de identificação dos perigos, suas conseqüências, avaliação de suas implicações (riscos), implantação de ações mitigadoras e a avaliação dos resultados.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional
Espanhol
gestión de riesgos de seguridad operacional