( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< diretor de voo | diretriz de aeronavegabilidade | dirigível >>

Back to: "D"

diretriz de aeronavegabilidade
Definição1
Documento emitido pela Autoridade de Aviação Civil – AAC visando eliminar uma condição insegura existente em um produto aeronáutico, com probabilidade de existir ou de se desenvolver em outros produtos do mesmo projeto de tipo. O seu cumprimento é obrigatório (RBAC 39 – Diretrizes de Aeronavegabilidade).
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Superintendência de Aeronavegabilidade. MPR-100: certificação de aeronavegabilidade. Brasília, 2013. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/certificacao/MPR/MPR.asp. Acesso em: 31 jul. 2014.
Definição2
Informação de aeronavegabilidade continuada de caráter mandatório emitida como emenda ao RBHA 39 e que estabelece, como apropriado, inspeções, modificações, instruções e limitações aplicáveis a produtos aeronáuticos, quando existir uma condição insegura em um produto e essa condição tiver probabilidade de existir ou se desenvolver em outros produtos de mesmo projeto de tipo.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 145.109-001: publicações técnicas: obtenção, controle e emprego nas empresas de transporte aéreo e de manutenção aeronáutica. Brasília, 2009. Disponível em : . Acesso em : 5 jul. 2011.
Nota adicional1
Sigla em português: DA.
Subárea
Aeronavegabilidade
Espanhol
directiva de aeronavegabilidad