( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< envelope de voo | envelope de voo RVSM | envergadura >>

Back to: "E"

envelope de voo RVSM
Definição1
Os envelopes de voo RVSM são definidos como se segue:   (a) o envelope completo de voo RVSM compreende: (1) o envelope de altitudes de voo estende-se do nível de voo FL290 para cima até a menor altitude entre as seguintes: (i) nível de voo FL 410 (limite de altitude do RVSM); (ii) a altitude máxima homologada para a aeronave; ou (iii) a altitude limitada pelo empuxo de cruzeiro, “buffeting”, ou outras limitações de voo; (2) o envelope de velocidades de voo estende-se: (i) desde a velocidade de máxima autonomia com os slats/flaps recolhidos ou da velocidade de manobra, a que for menor; (ii) até a velocidade máxima de operação (Vmo/Mmo), ou a velocidade limitada pelo “buffet” com potência de cruzeiro ou outras limitações de voo, a que for menor; (3) todos os pesos brutos permissíveis dentro dos envelopes de voo definidos pelos parágrafos (1) e (2)desta definição;   (b) o envelope básico de voo RVSM é o mesmo envelope completo RVSM, exceto que a velocidade do envelope de voo estende-se: (1) desde a menor velocidade entre a velocidade de máxima autonomia com os slats/flaps recolhidos ou a velocidade de manobra; (2) até o limite superior de velocidade/ Mach definido para o envelope completo de voo RVSM ou um valor menor especificado não inferior ao número de Mach de cruzeiro de longo alcance mais .04 Mach, salvo se limitado pelo empuxo disponível de cruzeiro, “buffeting” ou outras limitações de voo.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBHA 91: regras gerais de operação para aeronaves civis. Regras gerais de operação para aeronaves civis. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBHA91CONSOLIDADO.PDF. Acesso em: 11 mar. 2009.
Nota adicional1
Um envelope de voo RVSM inclui a faixa de números de Mach, peso dividido pela razão de pressão atmosférica e altitude sob a qual uma aeronave é aprovada para ser operada em voo de cruzeiro dentro de um espaço aéreo RVSM
Espanhol
envolvente de vuelo RVSM