( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "I"

instrução no solo
Sinônimos - Português
prática de nacele; prática de cabine
Definição1
(1) Consiste na preparação do aluno para o voo, através de práticas na aeronave de instrução, parada, e com o auxílio e a orientação direta de um instrutor qualificado, que estará a bordo da aeronave; o objetivo é ambientar o piloto-aluno à cabine de voo pela identificação, verificação, funcionamento, monitoramento e manuseio dos mecanismos dos equipamentos de bordo, bem como pelo acionamento e pela visualização da reação dos comandos (ou controles) de voo da aeronave e demais instrumentos que exijam manipulação; (2) instrução realizada com a aeronave no solo, que só deverá ser iniciada após a aprovação do aluno no teste relativo a "Conhecimentos Teóricos da Aeronave de Instrução", o qual abrange os conhecimentos teóricos sobre a aeronave, transmitidos por ocasião da instrução técnica do equipamento.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MCA 58-3: manual do curso piloto privado - avião. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.
Nota adicional1
A critério da escola, durante a instrução no solo o piloto-aluno poderá exercitar o taxiamento da aeronave com auxílio do instrutor.
Espanhol
instrucción en tierra