( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< indicador de subida | indicador de trajetória de aproximação de precisão | indicador de velocidade ar verdadeira >>

Back to: "I"

indicador de trajetória de aproximação de precisão
Definição1
Sistema de iluminação de orientação visual que fornece uma indicação visual positiva da posição de uma aeronave em relação à rampa de inclinação durante a aproximação final da pista.
Fonte1
Telear Aeroportos, PAPI – Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação. Disponível em: Acesso em: 22/05/2023.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC154EMD00.PDF. Acesso em: 20 fevereiro 2020.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3954. Acesso em: 20 fevereiro 2020.
Nota adicional1
Quando o ângulo da rampa de aproximação do VASIS ou do PAPI for diferente de 3 graus, o mesmo será indicado, entre parêntesis, após o nome do auxílio.
Nota adicional2
Sigla em inglês: PAPI (precision approach path indicator).
Nota adicional3
O sistema PAPI deve consistir numa barra de borda de pista de 4 (quatro) unidades de multilâmpadas de transição precisa (ou lâmpadas simples em pares) espaçadas igualmente. O sistema deve estar localizado ao lado esquerdo da pista de pouso e decolagem, a menos que seja fisicamente impraticável.
Nota adicional4
As luzes do sistema visual indicador de rampa de aproximação (VASIS) e do indicador de trajetória de aproximação de precisão (PAPI) serão ligadas tanto durante o dia como durante a noite, independente das condições de visibilidade, quando estiver sendo usada a pista correspondente.
Contexto
A iluminação de aproximação inclui luzes, tais como: sistema de luzes de aproximação (ALS), sistema visual indicador de rampa de aproximação (VASIS), indicador de trajetória de aproximação de precisão (PAPI) e faróis luminosos de aproximação e indicadores de alinhamento de pista.
Subárea
Auxílios à Navegação Aérea
Espanhol
indicador de trayectoria de aproximación de precisión
Imagem

 Localização do PAPI e do APAPI.

Localização do PAPI e do APAPI.

Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC154EMD00.PDF. Acesso em: 20 fevereiro 2020.