( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "R"

radiossonda
Definição1
Balão equipado com radiotransmissor associado a instrumentos meteorológicos utilizados para efetuar sondagem do ar superior.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Definição2
Instrumento que se eleva na atmosfera, contendo dispositivos que permitem a medida de vários elementos meteorológicos (pressão, temperatura, umidade, etc) mediante uma emissora de rádio que transmite essa informação para que seja analisada em estações terrestres, de onde foi lançado.
Fonte2
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Fonte3
OLIVEIRA, F.P; AMORIM, H.S; DERECZYNSKI, C.P. Investigando a atmosfera com dados obtidos por radiossondas. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/rQ7QR5cQHmm9KBFf6K9hQNJ/?format=html&lang=pt# Acesso em 22 mar.2022.
Contexto
As radiossondas são equipamentos utilizados para medir a temperatura, pressão, umidade, direção e velocidade do vento em diversos níveis de altitude. Radiossondas são ferramentas extremamente importantes para apoiar os meteorologistas na previsão de tempo.
Subárea
SA: Meteorologia Aeronáutica
Related Term
balão cometa
balão livre esférico
Espanhol
globo radiosonda