( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< erro de aceleração | erro do sistema de altimetria | erro perpendicular à rota >>

Back to: "E"

erro do sistema de altimetria
Sinônimos - Português
histerese de altímetro;fadiga de altímetro
Definição1
Diferença entre a altitude indicada pelo mostrador de altitude, assumindo um ajuste barométrico correto do mesmo, e a altitude pressão correspondente à pressão ambiente não perturbada.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Diferença entre a altitude pressão apresentada à tripulação quando referenciada à altitude pressão do solo na atmosfera padrão ISA e a altitude pressão do ar ambiente não perturbado.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3508: orientação preliminar para aprovação de operadores e de aeronaves para operações com separação vertical mínima reduzida. Rio de Janeiro, 1995. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2011.
Definição3
Erro temporário do altímetro ou retardo bem pronunciado que em geral é evidente após um longo voo (três ou quatro horas) em grandes altitude (acima do nível 1000); este retardo aparece porque durante um longo voo a grandes alturas, os diafragmas do altímetro mantêm-se em posição distorcida durante um longo período de tempo, o que fica mais evidente acima do nível 50; pode-se tolerar um retardo de até 200 pés quando acima do nível 50 e de 100 pés quando entre o nível 50 e o nível do mar.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota linguística
ASE é sigla do inglês: altimetry system error.
Espanhol
error del sistema altimétrico