( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "E"

estol
Sinônimos - Português
perda
Definição1
(1) Situação na qual a asa perde completamente a sustentação útil, isto é, pela sua posição, os filetes de ar entram em turbulência reduzindo o valor total da sustentação, provocando a queda brusca do avião no espaço; (2) condição de um aerofólio ou avião em que ele se encontra operando num ângulo de ataque maior que aquele de máxima sustentação, resultando na perda da velocidade de voo e, em muitos casos, perda temporária da sustentação e do controle da aeronave.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição2
a) Colocar a aeronave na condição de voo em que a asa e/ou outras superfícies sustentadoras estão estoladas; b) atingir tal condição
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC061_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Nota adicional1
Um estol completo em voo normal deve ser evitado todo o tempo, mas algumas vezes ele ocorre não intencionalmente por causa da pilotagem inexperiente; e mesmo acontece com muitos pilotos experimentados.
Subárea
Pilotagem
Related Term
estol acelerado
estol de pá
recuperação de estol
Espanhol
pérdida aerodinámica
Imagem

 Un Schweizer SGS 1-36 se utiliza para la investigación parachutaje por la NASA en el desierto de Mojave en 1983.

Un Schweizer SGS 1-36 se utiliza para la investigación parachutaje por la NASA en el desierto de Mojave en 1983.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Schweizer_1-36_NASA.jpg