( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "C"

certificado de aeronavegabilidade
Definição1
Documento que mostra que um item está de acordo com todos os requisitos de aeronavegabilidade relacionados com seu uso, conforme estabelecido pelas autoridades regulamentadoras do país no qual a aeronave está registrada e sobre cujo item, para ser usado.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13537: carga aérea e equipamento de apoio no solo para aeronave – vocabulário. Rio de Janeiro, 2006.
Definição2
Forma padrão de certificado prescrito e fornecido pela Autoridade competente para uma aeronave que tenha cumprido todos os requisitos fixados pela administração no que se refere ao projeto, manutenção, aeronavegabilidade e outros julgados necessários para a segurança do voo.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
É o documento que comprova, quando de sua emissão, que uma aeronave está em condição técnica apta ao voo.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Emissão dos certificados de matricula e de aeronavegabilidade. In: _______. [Homepage ANAC]. [Brasília, DF, 2020]. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2020.
Definição4
Para os propósitos deste parágrafo, um certificado de aeronavegabilidade padrão válido significa que a aeronave está conforme seu projeto de tipo aprovado na categoria normal, utilidade ou acrobática, atende a todas as diretrizes de aeronavegabilidade aplicáveis, foi inspecionada e considerada aeronavegável, dentro dos últimos 12 (doze) meses calendáricos de acordo com o parágrafo 91.409(a)(1) do RBHA 91, ou dispositivo correspondente do RBAC que venha a substituí-lo, e foi considerada pela ANAC como estando em condições de operação segura.
Fonte4
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar n. 21.006- Revisão B, de 18 de dezembro de 2018. Produção sob o RBAC 21 subpartes F, G, K e O. Brasília, 2018.
Nota adicional1
Sigla em Português: CA
Nota adicional2
(a) Certificados de aeronavegabilidade padrão são certificados de aeronavegabilidade emitidos para aeronaves de tipo certificado nas categorias normal, utilidade, acrobática, transporte regional ou transporte ou, ainda, para balões livres tripulados e para aeronaves de classe especial. (b) Certificados de aeronavegabilidade especiais são os certificados de aeronavegabilidade emitidos para aeronaves categorias primária, restrita, leve esportiva e os certificados de aeronavegabilidade provisórios. Compreendem, ainda, os certificados de aeronavegabilidade para aeronaves recém-fabricadas, as autorizações especiais de voo e os certificados de autorização de voo experimental.
Nota adicional3
Um certificado de aeronavegabilidade é transferível com a aeronave.
Contexto
O operador de uma aeronave categoria restrita, leve esportiva, experimental ou com certificado de aeronavegabilidade provisório deve colocar nessa aeronave, de maneira facilmente legível e próxima à entrada, em letras entre 5 a 15 cm de altura, as palavras “RESTRITA”, “LEVE ESPORTIVA”,“EXPERIMENTAL” ou “PROVISÓRIO”, conforme aplicável.
Vistoria Técnica que visa avalias as condições de conservação, aeronavegabilidade e operação de uma aeronave por meio da sua documentação, registros de manutenção, além da vistoria física da aeronave para a emissão do certificado de aeronavegabilidade padrão.
Subárea
Aeronavegabilidade
Espanhol
certificado de aeronavegabilidad