( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "C"

consciência situacional
Definição1
Percepção correta da realidade, revestida de capacidade crítica de determinada situação, envolvendo todos os seus elementos, de forma a possibilitar que decisões apropriadas sejam tomadas, dentro do tempo disponível, para o cumprimento bem sucedido da missão.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 120-001 Revisão A: programa de manutenção de empresas de transporte aéreo. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS120-001A.PDF. Acesso em: 5 jul. 2011.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Diretrizes do Comando da Aeronáutica: DCA 351-2: controle do espaço aéreo: concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011.
Nota adicional1
Sigla em inglês: AIRSAW.
Contexto
No que tange à consciência situacional a bordo das aeronaves, a “ADS-B IN” permitirá que a tripulação de voo obtenha informações acerca das aeronaves nas proximidades, contribuindo para o aumento da segurança operacional. Em longo prazo, as informações da “ADS-B IN” formarão parte do Sistema de Vigilância Embarcado (ASAS), que será a ferramenta que propiciará os elementos necessários para que a tripulação de voo efetue sua própria separação.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional
Espanhol
conciencia de la situación