( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "P"

princípios de fatores humanos
Sinônimos - Português
princípios relativos a fatores humanos
Definição1
Princípios aplicáveis ao projeto, certificação, treinamento, operação e manutenção aeronáuticos e que objetivam prover uma interface segura entre o componente humano e os outros componentes de um sistema através da apropriada consideração do desempenho humano.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Princípios que se aplicam ao projeto, certificação, instrução, operação e manutenção com o objetivo de estabelecer uma interface segura entre o componente humano e os outros componentes do sistema, mediante a devida consideração do desempenho humano.
Fonte2
BRASIL. Decreto n. 7.168, de 5 de maio de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Segurança da Aviação Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC). Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/822846/decreto-7168-10. Acesso em: 04 mar. 2011.
Definição3
Princípios que se aplicam a projetos aeronáuticos, certificação, treinamento, operações e manutenção, buscando uma interação segura entre o ser humano e outros componentes do sistema, com a consideração apropriada do desempenho humano.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição4
Princípios aplicados ao projeto, certificação, instrução, operações e manutenção, em busca de uma interface segura entre os componentes humanos e outros componentes do sistema, levando em consideração o desempenho do homem.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Gabinete do Comandante. Portaria n. 026, de 09 de janeiro de 2003. Divulga a implementação da sétima edição, de abril de 2002, do anexo 17 à convenção sobre a aviação civil internacional, no âmbito do sistema de aviação civil brasileiro, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Seção 1, p. 13-14, 13 jan. 2003. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/PD2003-0026GC5.PDF. Acesso em: 09 maio 2012.
Subárea
Fatores Humanos
Espanhol
principios relativos a factores humanos