( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< estação de serviço de voo | estação de telecomunicações aeronáuticas | estação de terra solo >>

Back to: "E"

estação de telecomunicações aeronáuticas
Sinônimos - Português
estação de telecomunicações
Definição1
Estação do serviço de telecomunicações aeronáuticas.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição2
Refere-se às estações de telecomunicações pertencentes a pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, dotadas de pessoal, instalações, equipamentos e materiais suficientes para: (a) prestar, isolada ou cumulativamente, os Serviços de Controle de Tráfego Aéreo (APP e/ou TWR), os Serviços de Informação de Voo, de Informação de Voo de Aeródromo (FIS/AFIS) e de Alerta; apoiar a navegação aérea por meio de auxílios à navegação aérea; (b) apoiar as operações de pouso e decolagem em plataformas marítimas; (c) veicular mensagens de caráter geral entre as entidades autorizadas e suas respectivas aeronaves, em complemento à infraestrutura de navegação aérea existente.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-10: Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo - EPTA. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3628. Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição3
Estação que executa as telecomunicações do Serviço Móvel Aeronáutico (AMS), do Serviço Fixo Aeronáutico (AFS) e as telecomunicações administrativas e militares; compreendem os conjuntos de equipamentos e instalações necessários para assegurar serviços de telecomunicações, com a finalidade de receber, entregar, emitir ou transmitir mensagens.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 102-7: licença, certificado e habilitação de operador de estação de telecomunicações. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3602. Acesso em: 16 ago. 2011.
Espanhol
estación de telecomunicaciones aeronáuticas