( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< incidente crítico | incidente de tráfego aéreo | inclinação da aeronave >>

Back to: "I"

incidente de tráfego aéreo
Definição1
Toda ocorrência, envolvendo o tráfego aéreo, que constitua risco para as aeronaves, relacionada com: a) Facilidades - situação em que a falha de alguma instalação de infraestrutura de navegação aérea tenha causado dificuldades operacionais; b) Procedimentos - situação em que houve dificuldades operacionais por procedimentos falhos, ou pelo não cumprimento dos procedimentos aplicáveis; e c) Proximidade entre aeronaves (AIRPROX) - situação em que a distância entre aeronaves, bem como suas posições relativas e velocidades foram tais que a segurança tenha sido comprometida. Em função do nível de comprometimento da segurança o incidente de tráfego aéreo é classificado como: Risco Crítico, Risco Potencial ou Risco Indeterminado.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-5: investigação de incidentes de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2554. Acesso em: 16 ago. 2011.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 63-16: programa de prevenção de acidentes aeronáuticos do departamento de controle do espaço aéreo para 2014. Rio de Janeiro, 2014.
Nota adicional1
Em função do nível de comprometimento da segurança, o Incidente de Tráfego Aéreo é classificado como: Risco Crítico ou Risco Potencial.
Contexto
Sempre que ocorre um incidente de tráfego aéreo (efeito), existe um conjunto de fatores contribuintes (causas) que influenciaram nesse resultado. Após análise do problema por meio de fatos e dados, são determinados todos os fatores que, independentemente do grau de influência, contribuíram para a ocorrência do incidente de tráfego aéreo.
Subárea
Tráfego Aéreo
Espanhol
incidente de tránsito aéreo