<< incidente crítico | incidente de tráfego aéreo | inclinação da aeronave >>
Back to: "I"
incidente de tráfego aéreo
- Definição1
- Toda ocorrência, envolvendo o tráfego aéreo, que constitua risco para as aeronaves, relacionada com: a) Facilidades - situação em que a falha de alguma instalação de infraestrutura de navegação aérea tenha causado dificuldades operacionais; b) Procedimentos - situação em que houve dificuldades operacionais por procedimentos falhos, ou pelo não cumprimento dos procedimentos aplicáveis; e c) Proximidade entre aeronaves (AIRPROX) - situação em que a distância entre aeronaves, bem como suas posições relativas e velocidades foram tais que a segurança tenha sido comprometida. Em função do nível de comprometimento da segurança o incidente de tráfego aéreo é classificado como: Risco Crítico, Risco Potencial ou Risco Indeterminado.
- Fonte1
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-5: investigação de incidentes de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2554. Acesso em: 16 ago. 2011.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 63-16: programa de prevenção de acidentes aeronáuticos do departamento de controle do espaço aéreo para 2014. Rio de Janeiro, 2014.
- Nota adicional1
- Em função do nível de comprometimento da segurança, o Incidente de Tráfego Aéreo é classificado como: Risco Crítico ou Risco Potencial.
- Contexto
- Sempre que ocorre um incidente de tráfego aéreo (efeito), existe um conjunto de fatores contribuintes (causas) que influenciaram nesse resultado. Após análise do problema por meio de fatos e dados, são determinados todos os fatores que, independentemente do grau de influência, contribuíram para a ocorrência do incidente de tráfego aéreo.
- Subárea
- Tráfego Aéreo
- Espanhol
- incidente de tránsito aéreo

