( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "C"

corrente de jato
Sinônimos - Português
JTST
Definição1
Corrente tubular achatada de ar, quase horizontal, em geral próxima à tropopausa, caracterizada por grandes velocidades e fortes gradientes transversais.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronautica. MCA 10-4: glossário da Aeronáutica. Brasília, 2001. (Manual do Comando da Aeronáutica)
Definição2
É uma corrente de ar relativamente estreita e encontrada a altitudes entre 10 e 15 quilômetros, embora também possam ser encontradas as correntes de jato de baixas altitudes, localizadas entre a superfície e até uma altitude de 10 mil pés; são importantes para o planejamento de voos na medida em que se pode aproveitá-las para aumentar a velocidade quando apresentarem ventos favoráveis ou o voo deverá ser planejado para evitar os ventos contrários; a informação sobre as correntes de jato pode ser obtida através de radiossondagem da atmosfera e costuma ser identificada por imagens de satélite.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição3
Área de ventos fortes concentrados em uma faixa relativamente estreita na troposfera, superior em latitudes médias e regiões subtropicais dos Hemisférios Sul e Norte.
Fonte3
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (Brasil). Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Glossário meteorológico. In: ______. [Homepage CPTEC]. [Cachoeira Paulista, SP, 20-?]. Disponível em: < https://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#a >. Acesso em: 08 junz. 2021.
Fonte4
BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 105-17: centros meteorológicos. Rio de Janeiro, 2017.
Nota linguística
JTST é sigla do inglês: jetstream.
Contexto
O cálculo das velocidades dos ventos previstos para estes níveis é feito independentemente, havendo uma concentração efetiva na avaliação das isotacas, considerando-se como primeiro item a análise da corrente de jato, com a determinação precisa do eixo, a posição da isotaca máxima e mínima, a graduação e o índice de deslocamento da máxima velocidade do vento ao longo do eixo.
Subárea
Meteorologia Aeronáutica
Espanhol
corriente en chorro