( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "T"

transponder
Sinônimos - Português
transmissor-receptor
Definição1
É a porção receptor/transmissor do radar "beacon"de bordo do sistema de Radar de Controle de Tráfego Aéreo (RCTA), que automaticamente recebe os sinais de rádio dos interrogadores de solo e seletivamente responde com um pulso específico de resposta ou grupo de pulsos às interrogações recebidas, no modo para o qual estiver selecionado para responder.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MANINV-BRASIL: manual brasileiro de inspeção em voo. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.
Definição2
Transmissor-receptor de radar secundário de bordo que, automaticamente, recebe sinais rádio interrogadores de solo e que, seletivamente, responde com um pulso ou grupos de pulsos, somente àquelas interrogações realizadas no MODO e CÓDIGO para os quais estiver ajustado.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Definição3
transmissor-receptor de radar secundário de bordo que recebe automaticamente sinais de rádio dos interrogadores de solo e que, seletivamente, responde com um pulso ou grupo de pulsos somente àquelas interrogações realizadas no modo e código para os quais estiver ajustado.
Fonte3
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição4
Transceptor de um radar respondedor de bordo que automaticamente recebe sinais de rádio de todos os interrogadores no solo e que seletivamente responde com um pulso específico ou grupo de pulsos, de respostas àquelas interrogações, que são recebidas no modo para o qual está ajustado a responder; a interrogação e a resposta se efetuam em frequências diferentes.
Fonte4
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Espanhol
transpondedor
Imagem

 Transpondedor de un Cessna ARC RT-359A.

Transpondedor de un Cessna ARC RT-359A.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:CessnaARC-RT-359ATransponder04.jpg