( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< aceleração | acelerômetro | acessório >>

Back to: "A"

acelerômetro
Definição1
Sensor capaz de medir ou efetuar medições do movimento de um objeto a partir do seu estado de repouso.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: http://www.decea.gov.br/cnsatm/glossario. Acesso em: 23 mar. 2012.
Definição2
Instrumento destinado à medida da aceleração numa determinada direção.
Fonte2
Trocando em miúdos. dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte4
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em:
Nota adicional1
Há vários tipos (acelerômetro de massa, registrador, visual etc.), sendo que os mais empregados na aviação destinam-se à medida das acelerações verticais, importantes no voo em atmosfera agitada, no que diz respeito à resistência do aparelho e ao conforto de seus ocupantes; é utilizado para medir a aceleração de um móvel segundo uma direção determinada (linear) ou de giro ao redor de certo eixo (angular); sua maior aplicação é nos sitemas de navegação inercial e de pilotagem automática.No caso dos sistemas de navegação inercial (INS), sensores desse tipo medem a aceleração verificada nos três eixos – X, Y e Z – da aeronave equipada com INS, para processamento pelo computador do sistema. [F1]
Nota adicional2
Pode ser usado para medir a aceleração verificada nos três eixos (x, y e z) da aeronave equipada com sistemas de navegação inercial (INS).
Contexto
O ensaio para determinar conformidade com esses requisitos deve incluir registro simultâneo da saída analógica do manche ou pedais, da saída de um acelerômetro fixado ao simulador em local próximo ao assento do piloto, do sinal de saída para o sistema de imagens (incluindo os retardos analógicos do sistema de visualização) e do sinal de saída para o indicador de atitude do piloto.
Subárea
Instrumentos de Voo
Espanhol
acelerómetro
Imagem

 Descrição de um acelerômetro projetado no Sandia National Laboratories.

Descrição de um acelerômetro projetado no Sandia National Laboratories.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Accelerometer.png