( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z


<< ACAS II | acelerômetro | acessório >>

Back to: "A"

acelerômetro
Definição1
Sensor capaz de medir ou efetuar medições do movimento de um objeto a partir do seu estado de repouso.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: http://www.decea.gov.br/cnsatm/glossario. Acesso em: 23 mar. 2012.
Definição2
Sensor capaz de medir ou efetuar medições do movimento de um objeto a partir do seu estado de repouso, podendo ser usado para medir a aceleração verificada nos três eixos (x, y e z) da aeronave equipada com sistemas de navegação inercial (INS).
Fonte2
Trocando em miúdos. dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição3
Instrumento destinado à medida da aceleração numa determinada direção; há vários tipos (acelerômetro de massa, registrador, visual etc.), sendo que os mais empregados na aviação destinam-se à medida das acelerações verticais, importantes no voo em atmosfera agitada, no que diz respeito à resistência do aparelho e ao conforto de seus ocupantes; é utilizado para medir a aceleração de um móvel segundo uma direção determinada (linear) ou de giro ao redor de certo eixo (angular); sua maior aplicação é nos sitemas de navegação inercial e de pilotagem automática.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
No caso dos sistemas de navegação inercial (INS), sensores desse tipo medem a aceleração verificada nos três eixos – X, Y e Z – da aeronave equipada com INS, para processamento pelo computador do sistema. [F1]
Subárea
Instrumentos de Voo
Espanhol
acelerómetro
Imagem

 Descrição de um acelerômetro projetado no Sandia National Laboratories.

Descrição de um acelerômetro projetado no Sandia National Laboratories.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Accelerometer.png