( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "A"

aproximação circular
Sinônimos - Português
aproximação indireta;aproximação não-direta; aproximação para circular
Definição1
Complemento de um procedimento de aproximação por instrumentos que exige que a aeronave execute uma manobra para circular o aeródromo e pousar, com auxiílio de referências visuais.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição2
Aproximação de uma pista em voo por instrumento em que a direção de pouso difere em 30° ou mais com a aproximação final; cada pouso difere do outro pelas condições meteorológicas (teto e visibilidade), direção e velocidade do vento, obstruções etc;no momento em que ocorrem estas condições restritivas, não há um procedimento padrão para a aproximação circular, devendo ela ser feita em contato visual da pista pelo piloto após o bloqueio do auxílio à navegação.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010.
Nota adicional1
Trajetória de voo indicada na carta de aproximação a ser realizada em condições visuais a fim de permitir que o piloto realize o pouso da aeronave na cabeceira oposta àquela na qual foi executado o procedimento de aproximação por instrumentos, para ser cumprida no caso de se atingir contato visual com a pista de pouso, em altitude indicada na própria ilustração da carta de aproximação. Este tipo de aproximação é muito comum quando existem procedimentos de aproximação publicados somente para uma das cabeceiras da pista, normalmente por existência de obstáculos na outra, fazendo com que as aproximações para a pista restrita só possam ser realizadas em condições visuais. O procedimento exige que o piloto se mantenha dentro de uma área de aproximação circular, medida em milhas náuticas, a qual varia de acordo com a categoria da aeronave, que é classificada pela velocidade de aproximação.
Nota adicional2
A manobra de aproximação circular é considerada mais arriscada do que as realizadas em uma aproximação padrão, por ser executada a baixa altitude, com obrigação de manter a aeronave afastada de obstáculos, com manutenção do avião em baixa velocidade e exigência de uma trajetória circular da aeronave, o que muitas vezes impede a visualização de referências adequadas, notadamente à noite. Atualmente, esta manobra é proibida em vários países do mundo. Pode ser considerada em várias aproximações nas quais o piloto tenha que realizar curvas acima de 90 graus para acessar a cabeceira da pista para pouso. Há, inclusive, manobras nas quais o piloto sobrevoa a pista em sentido perpendicular, iniciando uma curva constante até o alinhamento com o segmento final de aproximação para a cabeceira que se pretende pousar.
Contexto
A aproximação circular deve permitir que o piloto esteja em condições de referências visuais na altitude mínima prevista e no máximo a 90º com o eixo de aproximação para pouso.
Espanhol
aproximación en circuito