( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z



Back to: "D"

distância disponível para pouso
Sinônimos - Português
distância de pouso disponível
Definição1
Comprimento declarado de pista disponível para a corrida no solo de uma aeronave que pousa.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2011.
Definição2
Comprimento da pista que é declarada pelo Estado como sendo disponível e adequada para a corrida em terra de um avião que pouse; começa no umbral da pista e, na maioria dos casos, corresponde ao comprimento físico do pavimento desta; entretanto, se necessário, o umbral da pista pode ser deslocado da cabeceira do pavimento, em função de obstáculos na trajetória de aproximação à pista.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (BRASIL). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Emenda 02. Brasília, 2017. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC154EMD01.pdf. Acesso em: 26 set. 2017.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1).
Nota adicional1
LDA é sigla do inglês: landing distance available.
Contexto
As distâncias declaradas a serem calculadas para cada direção da pista de pouso e decolagem compreendem: pista disponível para corrida de decolagem (TORA), distância disponível para decolagem (TODA), distância disponível para aceleração e parada (ASDA) e a distância disponível para pouso (LDA).
Espanhol
distancia de aterrizaje disponible