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RELPREV
Usado para
relatório de prevenção
Definição1
Documento formal destinado ao reporte voluntário de uma situação de risco para a segurança de voo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Norma de Sistema do Comando da Aeronáutica: NSCA 3-3: gestão da segurança de voo na aviação brasileira. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: . Acesso em 21 set. 2021.
Definição2
Ferramenta destinada ao relato de condições de perigo e risco para o desempenho das atividades operacionais aeronáuticas, ensejando o conhecimento destas por parte do responsável pela gestão da segurança operacional aeronáutica da organização e, consequentemente, facilitando a adoção das ações mitigadoras por meio das medidas corretivas adequadas.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 63-16: programa de prevenção de acidentes aeronáuticos do departamento de controle do espaço aéreo para 2014. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2021.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Instrução do Comando da Aeronáutica: ICA 63-22: programa de vigilância da segurança operacional do serviço de navegação aérea. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2016
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-3: manual de prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2012.
Nota adicional1
O RELPREV deve ser utilizado somente para relatar situações pertinentes à segurança de voo de uma organização, sendo proibido o seu uso para outros fins, como a denúncia de atos ilícitos e violações.
Nota adicional2
O Relatório de Prevenção – anteriormente chamado de Relatório de Perigo – é um instrumento de reporte voluntário e não punitivo já consagrado na cultura aeronáutica brasileira e sua aplicação está estabelecida na NSCA 3-3.
Contexto
A coleta de informações sobre segurança operacional será realizada através dos Relatórios de Inspeção, dos Relatórios de Prevenção (RELPREV), das Recomendações de Segurança e dos Relatórios de Deficiência.
Ao ter acesso a um gráfico como o do exemplo acima, o OSV pode verificar que no começo do ano a consciência organizacional estava mais elevada, assim o efetivo da OM estava relatando acima da média do ano anterior. Ao passar dos meses o número de RELPREV por 100 horas voadas caiu consideravelmente e em Maio o índice atingiu um valor que estava abaixo do primeiro quartil do ano anterior (linha vermelha), o que é considerado um nível de alerta.
Subárea
Segurança da Aviação/Operacional