Back to: "L"
LGE
- Usado para
- líquido gerador de espuma
- Fonte1
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ROTAER: publicação auxiliar de rotas aéreas. Rio de Janeiro, 2014 Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/. Acesso em: 9 abr. 2015.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Instrução Suplementar: IS 153.405-001A: Agentes extintores. Brasília, 09 de maio de 2019.
- Nota adicional1
- Para verificar a eficácia da solução de espuma produzida pelo LGE, podem ser realizados ensaios de fogo.
- Contexto
- Ao relacionarmos a quantidade de água para determinação do nível de proteção existente, deve-se levar em consideração também a quantidade de Líquido Gerador de Espuma (LGE) disponível que, em última análise, condicionará a utilização da água para fins de salvamento e combate a incêndio.
- O ensaio tem o objetivo de avaliar a capacidade do LGE para: • Extinção de fogo com área de: o 4,5 m², para testes de eficácia nível “B”; ou o 7,3 m², para testes de eficácia nível “C”. • Resistência à reignição devida à presença de combustível e calor.
- A disponibilização ao SESCINC de LGE com diferentes eficácias pode gerar dificuldades no cálculo da quantidade necessária de agente extintor principal para a CAT, além de criar a necessidade de controles para evitar a mistura em um mesmo CCI. Assim, recomenda-se que não sejam disponibilizados LGE com eficácias diferentes em um mesmo SESCINC.
- Subárea
- Operações