<< EPR | EPTA | equipamento de proteção >>
Back to: "E"
EPTA
- Usado para
- estação prestadora de serviços de telecomunicações e de tráfego aéreo
- Definição1
- Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo é uma autorizada de serviço público pertencente a pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, dotada de pessoal, instalações, equipamentos, sistemas e materiais suficientes para prestar, isolada ou cumulativamente, os seguintes serviços: Controle de Tráfego Aéreo (APP e/ou TWR), Informação de Voo (FIS), Informação de Voo de Aeródromo (AFIS), Telecomunicações Aeronáuticas, Meteorologia Aeronáutica, Informações Aeronáuticas e de Alerta; apoiar a navegação aérea por meio de auxílios à navegação aérea; apoiar as operações de pouso e decolagem em plataformas marítimas, ou ainda, veicular mensagens de caráter geral entre as entidades autorizadas e suas respectivas aeronaves, em complemento à infraestrutura de apoio à navegação aérea provida e operada pela União-COMAER-DECEA.
- Fonte1
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-10: Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo - EPTA. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3628. Acesso em: 16 mar. 2015.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária. Manual do SESCINC. 1ª edição. Brasília, 2019.
- Nota adicional1
- As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
- Contexto
- O primeiro passo na inspeção é conversar com o órgão de controle de tráfego aéreo: a torre (TWR) ou, em alguns casos, a EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo). Por que fazemos isso? Porque para o exercício é utilizada a pista de pouso e decolagem, e todo cuidado é pouco para ingressar em pista. Estamos insistindo neste tema porque é importante mesmo: a ANAC até publicou um Manual para prevenção de incursão em pista.
- Subárea
- Telecomunicações Aeronáuticas