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VNE
Usado para
velocidade nunca exceder
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Pessoal da Aviação Civil. IS n. 141-007: programas de instrução e manual de instruções e procedimentos. Rev. B. [Brasília, DF]: ANAC, 23 dez. 2022.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 103: operação aerodesportiva em aeronaves sem certificado de aeronavegabilidade. Brasília, 2018. Disponível em: < https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-103/@@display-file/arquivo_norma/RBAC103_EMD00%20-%20Retificado.pdf>. Acesso em: 21 out. 2021.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 01: definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda n.08. Brasília, 2021. Disponível em: Acesso em: 21 junho 2021.
Contexto
A picada em espiral é assim considerada quando o ângulo de inclinação das asas ultrapassa 45° de inclinação para qualquer lado, com aumento progressivo e descontrolado de velocidade e consecutivo aumento progressivo e não comandado de inclinação, levando a aeronave a ultrapassar as velocidades máximas de manobra e eventualmente a velocidadenunca exceder, podendo ocasionar falha estrutural catastrófica da aeronave em voo por exceder o fator de carga positivo permitido, ou a impossibilidade de recuperação da manobra.
No caso de planador ou motoplanador, velocidade nunca exceder (VNE) menor ou igual a 100 knots CAS.
Velocidade nunca exceder (VNE) menor ou igual a 120 knots CAS para um planador.