( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "S"

sistema visual indicador de rampa de aproximação
Definição1
Sistema de planeio para aproximação visual de uma aeronave e que consta de grupos de luzes colocados em ambos os lados da pista e próximos ao ponto de contato.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC154EMD00.PDF. Acesso em: 20 fevereiro 2020.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 153: aeródromos: operação, manutenção e resposta à emergência. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC153EMD00.pdf. Acesso em: 20 fevereiro 2020.
Fonte4
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Nota adicional1
(i) Um sistema visual indicador de rampa de aproximação deve ser destinado a auxiliar na aproximação de uma pista de pouso e decolagem, conte ou não a pista com outros auxílios visuais ou por instrumentos, quando uma ou mais das seguintes condições estiverem presentes: (A) a pista é utilizada por turbo-jatos ou outras aeronaves com requisitos semelhantes de orientação de aproximação; (B) o piloto de qualquer tipo de aeronave possa ter dificuldades ao julgar a aproximação devido a: ( 1 ) orientação visual inadequada, como durante aproximações sobre superfície aquática ou terrenos sem referências visuais durante o dia, ou na ausência de luzes externas suficientes na área de aproximação à noite; ou ( 2 ) informações equivocadas, como as produzidas por terrenos vizinhos com características ilusórias ou declividades da pista de pouso; (C) a presença de objetos na área de aproximação que possam oferecer sérios riscos se uma aeronave descer abaixo da trajetória normal de aproximação, especialmente se não houver auxílios visuais ou por instrumentos para alertar sobre esses objetos; (D) condições físicas nas duas extremidades de uma pista de pouso que apresentem sérios riscos no caso de uma aeronave realizar o toque antes de alcançar a cabeceira ou que ultrapassar acidentalmente o fim da pista; e (E) o terreno ou as condições meteorológicas prevalecentes são tais que a aeronave pode estar sujeita a turbulências incomuns durante a aproximação.
Nota adicional2
No Brasil, os sistemas VASIS existentes estão sendo gradualmente desativados e substituídos por sistemas PAPI e/ou APAPI.
Nota adicional3
Sigla em português: VASIS.
Contexto
A presença de outros auxílios visuais ou não-visuais é um fator muito importante. As pistas de pouso e decolagem equipadas com ILS ou MLS geralmente recebem a mais baixa prioridade para a instalação do sistema visual indicador da rampa de aproximação. No entanto, deve-se lembrar que o sistema visual indicador da rampa de aproximação é por si só um auxílio de aproximação visual e pode complementar os auxílios eletrônicos. Quando um perigo grave existir e/ou um número substancial de aviões não equipados com ILS ou MLS utilizarem uma pista de pouso e decolagem, deve ser dada prioridade para a instalação de um indicador da rampa de aproximação visual nessa pista.
Subárea1
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
indicador visual de rampa de aproximação
Inglês
VASIS
Imagem

 Sistemas visuais indicadores de rampa de aproximação.

Sistemas visuais indicadores de rampa de aproximação.

Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC154EMD00.PDF. Acesso em: 20 fevereiro 2020.