( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "D"

DZ
Definição1
Precipitação que cai lentamente em forma de minúsculas gotículas de água com diâmetros menores do que 0,5 mm. Provém de nuvens do tipo estrato e é frequentemente associada com baixa visibilidade e névoa.
Fonte1
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Definição2
1 Gotas d’água muito pequenas, menores que 0,5 mm e uniformemente dispersas, parecendo flutuar no ar acompanhando o sopro da brisa. Caem de nuvens stratus e são muitas vezes acompanhadas de nevoeiro. 2 precipitação que se assemelha a nevoeiro mas que consiste de gotículas de água suficientes para serem sentidas na face ou nas mãos; e são tão grandes o suficiente para formarem manchas úmidas de 1,5 mm em diâmetro nas superfícies tais como pavimentos, assoalhos, etc.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Meteorologia. ICA 105-17: centros meteorológicos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/. Acesso em: 13 dez. 2019.
Fonte4
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. ICAO abbreviations and codes: procedures for air navigation services. 7. ed. Montreal, 2007. (Doc. 8400)
Nota adicional1
É referida como “DZ” em observações meteorológicas e em código Metar.
Nota adicional2
A intensidade é definida pelo acúmulo no equipamento de medição ou pela visibilidade.
Contexto
Os códigos 50 a 57, 60 a 67 e 70 a 77 apresentam em seus símbolos uma barra ( / ) seguida de um algarismo que varia de 0 a 7, o qual corresponde aos índices de precipitação de chuvisco, chuva ou neve, respectivamente.
A precipitação pode ocorrer com a água em estado líquido (chuvisco e chuva) ou sólido (neve, granizo e pelota de gelo).
Subárea1
Meteorologia Aeronáutica
Inglês
DZ