( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "P"

ponto de aproximação perdida
Definição1
Ponto em um procedimento de aproximação por instrumentos no qual ou antes do qual o procedimento de aproximação perdida deve ser iniciado de maneira a garantir que a margem de separação de obstáculos não seja infringida.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 100-54: padronização da elaboração de procedimentos de navegação aérea. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição2
Ponto no qual deve-se iniciar o procedimento de aproximação perdida.
Fonte2
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
Todos os pontos de controle, exceto um ponto de aproximação perdida na cabeceira da pista, devem ser designados por um nome de quatro/cinco letras. Os pontos de aproximação perdida na cabeceira da pista devem ser designados por um identificador da base de dados.
SEGMENTO DE APROXIMAÇÃO FINAL Neste segmento são executadas as manobras de alinhamento e descida para pouso. O segmento final inicia-se no fixo de aproximação final (FAF) ou no ponto de aproximação final (FAP) e termina no ponto de aproximação perdida (MAPT). O segmento final deve ser o mais alinhado possível com a pista e orientação positiva de curso deverá ser proporcionada em toda sua extensão.
Subárea1
Controle de Tráfego Aéreo
Inglês
MAPT