( A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


<< diretor de voo | diretriz de aeronavegabilidade | display (POR) >>

Back to: "D"

diretriz de aeronavegabilidade
Definição1
Informação de aeronavegabilidade continuada de caráter mandatório emitida como emenda ao RBHA 39 e que estabelece, como apropriado, inspeções, modificações, instruções e limitações aplicáveis a produtos aeronáuticos, quando existir uma condição insegura em um produto e essa condição tiver probabilidade de existir ou se desenvolver em outros produtos de mesmo projeto de tipo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3142: diretrizes de aeronavegabilidade. Rio de Janeiro, 2000. (Instrução de Aviação Civil)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 145.109-001: publicações técnicas: obtenção, controle e emprego nas empresas de transporte aéreo e de manutenção aeronáutica. Brasília, 2009. Disponível em : . Acesso em : 5 jul. 2011.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Aeronavegabilidade. Instrução Suplementar n. 91.409-001: manutenção de aeronaves equipadas com motores convencionais, tempo recomendado entre as revisões gerais. Manutenção de aeronaves equipadas com motores convencionais, tempo recomendado entre as revisões gerais. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS91409-001A.PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
Nota adicional1
Sigla em inglês: AD.
Contexto
Para identificar se a execução da revisão geral dentro do prazo proposto pelo fabricante é considerada mandatória pela ANAC, deve-se verificar se o prazo de TBO está descrito na seção Airworthiness Limitations ou Time Limit, ou ainda, se esse prazo foi determinado através uma Diretriz de Aeronavegabilidade.
Subárea1
Aeronavegabilidade
Inglês
AD