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controle de tráfego aéreo
Definição1
Serviço operado pela autoridade competente visando promover um fluxo de tráfego aéreo seguro, ordenado e rápido.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Emenda 02. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/RBAC01EMD02.PDF. Acesso em: 30 jun. 2014.
Definição2
Base de rádios terrestres que se prestam a orientar o voo. São os controles de terra: torres, approach e outros.
Fonte2
CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-32: procedimentos operacionais e orientações de treinamento para pilotos e controlador de tráfego aéreo com relação ao Sistema de Anticolisão de Bordo (ACAS). Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2571. Acesso em: 16 ago. 2011.
Fonte4
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 14: aeródromos: volume 1: projeto e operações de aeródromos. 8. ed. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). [Brasília, DF]: ANAC, 2018. 575 p. (Anexo 14).
Contexto
O ACAS aumenta a segurança do público viajante por assegurar que as tripulações de vôo recebam uma advertência oportuna da presença de outra aeronave nas imediações que poderia apresentar uma ameaça. Esses sistemas não são um substituto para o Controle de Tráfego Aéreo ou da boa navegação do piloto. Não obstante, nenhum sistema de tráfego aéreo é infalível, assim, o ACAS fornece uma linha importante de proteção contra uma contingência do sistema de gerenciamento de tráfego aéreo, atuando como último recurso do sistema de segurança em qualquer espaço aéreo.
O ARIWS fornecerá um alerta direto quando, por exemplo, o controle de solo ou o controle (local) da torre fornecer uma autorização para esperar aquém da pista de pouso e decolagem, mas a tripulação de voo ou o operador de veículo “não tiver captado” a parte da autorização sobre esperar aquém, e a torre tiver emitido uma autorização para decolar ou pousar na mesma pista de pouso e decolagem, e a falta de cotejo por parte da tripulação de voo ou do operador do veículo não tiver sido captada pelo controle de tráfego aéreo.
Subárea
Tráfego Aéreo
Broader Term
tráfego aéreo
Imagem

 Controladores de tráfico aéreo no ARTCC de Washington.

Controladores de tráfico aéreo no ARTCC de Washington.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:AirTraffic-8.jpg