<< latitude | leme | leme de direção >>
Back to: "L"
leme
- Definição1
- O uso do leme de direção não se destina a desenvolver habilidades de manobra do leme, mas sim a destacar a reação da aeronave ao comando do leme e o risco de controle excessivo ou comando do leme ou uma entrada intempestiva do leme (deflexão quando não é necessária).
- Fonte1
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Padrões Operacionais. IS n. 121-021: treinamento de prevenção e recuperação da perda de controle da aeronave de operadores aéreos regidos pelo RBAC n. 121. Rev. A. [Brasília, DF]: ANAC, 22 ago. 2023.
- Definição2
- Condição: se a aeronave for obrigada a inclinar e se o controle de rolagem normal for totalmente perdido, é necessário usar o leme de uma forma que normalmente não se destina a ser usado. II. Instrução: usar o leme para inclinar a aeronave em várias altitudes. III. Fundamento: os pilotos devem entender claramente os riscos de usar o leme quando não for necessário. Esta demonstração serve para ilustrar que, com entradas de leme extremamente cuidadosas, ângulos de inclinação muito pequenos podem ser alcançados. No entanto, o objetivo da demonstração é destacar que o excesso de leme aplicado muito rapidamente ou mantido por muito tempo pode causar perda de controle lateral e direcional e causar danos estruturais.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Superintendência de Pessoal da Aviação Civil. IS n. 141-007: programas de instrução e manual de instruções e procedimentos. Rev. B. [Brasília, DF]: ANAC, 23 dez. 2022.
- Contexto
- Erros comuns: não manter a reta, referência e altitude durante o exercício; comandar mais que 5° de ângulo de inclinação de asa; não recuperar a aeronave no pré-estol; tentar não perder altitude durante a recuperação; e não neutralizar o comando de leme ao reduzir os motores.
- Se o controle de rolagem não for eficaz após o descarregamento, a entrada do leme pode ser necessária para reduzir o ângulo de inclinação. Apenas uma pequena quantidade de entrada de leme é necessária. Muito leme aplicado muito rapidamente ou mantido por muito tempo pode causar perda de controle lateral e direcional e causar danos estruturais.