<< sobreaquecimento | sobrecarga autoprovocada | solenóide >>
Back to: "S"
sobrecarga autoprovocada
- Definição1
- Toda ação estressante, provocada pelo tripulante em si mesmo, sobrecarregando o seu organismo e diminuindo a sua resistência para a atividade aérea.
- Fonte1
- ABA. 2019. Apostila Braga Academy. Disponível em: https://braga.academy/. Acesso em: 05 maio/2022.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017.
- Nota adicional1
- O acrônimo FATAL é utilizado para se referir à sobrecarga autoprovocada (Fumo, Álcool, Tóxicos, Alimentação e Limites), indicando as recomendações que devem ser seguidas rigorosamente no âmbito aeronáutico.
- Contexto
- A investigação da condição patológica não busca identificar se o piloto é portador de alguma doença no momento do acidente, pois isto já é analisado durante a avaliação da condição física mas, sim, se o piloto não se encontrava, momentaneamente, no seu melhor estado físico e mental devido a alguma postura que ele tenha assumido voluntariamente. O que se busca é verificar se houve uma sobrecarga física que o tenha impossibilitado de alcançar seu melhor desempenho. Aqui é analisado se o piloto utilizou ou vinha utilizando algum tipo de medicação, se fumava, se utiliza álcool e se alimentava adequadamente. Em outras palavras, se de alguma forma a sobrecarga autoprovocada contribuiu para o acidente.
- Subárea
- Medicina Aeroespacial