A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "A"

aeronave de asas rotativas
Sinônimo - Português
helicóptero
Definição1
Aeronave de asa rotativa que depende principalmente de seus rotores, movidos a motor, para deslocamentos horizontais.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
"Aeronave de asa rotativa" significa uma aeronave mais pesada que o ar que depende principalmente da sustentação gerada por um ou mais rotores para manter-se no ar.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 133: operação de aeronaves de asas rotativas com cargas externas. Brasília, 2010. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição3
Aeródino que se eleva a partir de um rotor ou rotores.
Fonte3
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Definição4
Aeronave mais pesada que o ar propelida a motor, sustentada em voo pelas reações do ar em um ou mais rotores.
Fonte4
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Anexo 7: marcas de nacionalidade e de matrícula de aeronaves. Tradução elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 6. ed. [Brasília, DF]: ANAC, 2012. 18 p. (Anexo, 7).
Contexto
"Categoria A", referindo-se a aeronaves de asas rotativas da categoria transporte, significa uma aeronave de asa rotativa, multimotora, projetada com as características de isolamento entre motores e sistemas previstos pelo RBHA 29 ("FAR PART 29") e que, após a falha do motor crítico, continua a ter desempenho adequado para prosseguir o vôo em condições seguras e realizar operações de pouso e decolagem em locais adequados e pré-planejados.
Tempo de Vôo é o período compreendido entre o início do deslocamento, quando se tratar de aeronave de asa fixa, ou entre a partida dos motores, quando se tratar de aeronave de asa rotativa, em ambos os casos para fins de decolagem, até o momento em que, respectivamente, se imobiliza ou se efetua o corte dos motores, ao término do vôo.
Subárea
Aeronaves
Imagem

 Protótipo do Fairey Rotodyne, uma combinação de helicóptero, autogiro e avião de propulsão de distância média que alcançou a produção em série.

Protótipo do Fairey Rotodyne, uma combinação de helicóptero, autogiro e avião de propulsão de distância média que alcançou a produção em série.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:SFF_002-1055526_Fairey_Rotodyne.jpg