A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "T"

teto de nuvens
Definição1
Altura sobre um ponto da superfície terrestre à base das nuvens mais baixas, sempre que a quantidade ou extensão da mesma supere um valor determinado. Geralmente, é a metade do céu.
Fonte1
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Fonte2
SAUSEN, Tiago. Avaliação Meteorológica para Voos com Óculos de Visão Noturna, na Aviação do Exército, em Locais Afastados de Aeródromos. Trabalho acadêmico apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, como requisito para a especialização em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional. Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/8322/1/Artigo_Cap%20SAUSEN_CArt_2020.pdf Acesso em 20 jun. 2022.
Fonte3
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Nota adicional1
Algumas vezes se fala de teto referindo-se à altura máxima que pode alcançar uma determinada massa, por exemplo, térmica.
Contexto
A avaliação visual empírica, do solo, não permite diferenciar, por exemplo, se o teto de nuvens está a 900 ou a 1200 pés. Na primeira situação (900 pés), o voo deveria ser adiado ou abortado, tendo em vista que o teto encontra-se inferior aos mínimos meteorológicos (1000 pés). Já no segundo caso (1200 pés), o voo poderia ser executado, observando-se somente o item teto de nuvens.
Subárea
Meteorologia Aeronáutica