A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


<< transceptor | transferência de controle | transformador >>

Back to: "T"

transferência de controle
Definição1
Transferência de controle de uma aeronave através de um sistema automatizado. O processo é iniciado pelo órgão transferidor, que através da operação adequada, comanda a ação de hand-off manual ou automaticamente, que é indicado no Sistema de Visualização de Dados. O processo se completa quando o órgão aceitante comanda a ação de aceitação, processada através do sistema de visualização pela mudança de cor da pista e da stip eletrônica.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Acordo Operacional: carta de acordo operacional entre o Centro de Controle de Área Amazônico e o Controle de Aproximação Manaus. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: < https://api.decea.mil.br/publicacoes/storage/uploads/files/1622177774-caop-acc-az-app-mn-2021.pdf>. Acesso em: 28 abril. 2022.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Manual do Comando da Aeronáutica: MCA 3-6: investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Rio de Janeiro, 2017.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Circular Normativa de Controle do Espaço Aéreo: CIRCEA 100-68: instruções para o preenchimento de fichas de progressão de voo (FPV) IEPV 100-37 e IEPV 100-38. Rio de Janeiro, 2014.
Nota adicional1
No contexto de tráfego aéreo, transferência do controle de tráfego de um controlador para outro controlador ou de um órgão controlador para outro órgão controlador.
Contexto
Há gravadores magnéticos de fita na maioria dos aeroportos do mundo e nos centros de controle de tráfego aéreo. As gravações podem abranger não apenas as comunicações de rádio ar-terra, mas também comunicações por linha física entre os vários serviços ou estações de terra (transferência de controle, intercâmbio de informações entre a Torre e a Meteorologia, veículos de contraincêndio, etc.).
Onde o Serviço de Vigilância ATS estiver sendo provido, a transferência de controle deve ser feita sempre que a aeronave passar da responsabilidade de um órgão ou setor para outro órgão ou setor de controle de tráfego aéreo que proporcione Serviço de Vigilância ATS, a fim de que o serviço não seja interrompido.
Subárea
Controle de Tráfego Aéreo