A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "A"

adiabática
Definição1
Curva que representa num diagrama aerodinâmico, as variações de temperatura de uma pequena massa de ar submetida a um processo sem troca de energia com o meio.
Fonte1
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (Brasil). Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Glossário meteorológico. In: ______. [Homepage CPTEC]. [Cachoeira Paulista, SP, 20-?]. Disponível em: < https://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#a >. Acesso em: 11 dez. 2019.
Definição2
Curva que representa, em um diagrama aerodinâmico, as variações de temperatura de uma pequena massa de ar submetida a um processo adiabático. Ou seja, sem troca de energia com o meio ou curva que, sobre um diagrama, representa a evolução da temperatura de uma pequena massa de ar que se encontra submetida a um processo adiabático.
Fonte2
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Definição3
Curva que representa, num diagrama aerodinâmico, as variações de temperatura de uma pequena massa de ar submetida a um processo adiabático.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte4
BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Meteorologia. ICA 105-17: centros meteorológicos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/. Acesso em: 16 jan. 2018.
Contexto
A previsão da turbulência de massa de ar, típica dos meses quentes do ano, é obtida a partir da análise objetiva do diagrama termodinâmico, elevando-se o NCC da sondagem, pela adiabática úmida que passa pelo ponto determinado na curva da temperatura do ar livre até o nível de 400 hPa, obtendo-se os valores de diferença de temperatura com as indicações dos valores térmicos do ar livre que indicarão os índices de intensidade de turbulência de origem convectiva da massa de ar analisada.