<< fator de utilização | fator humano | Fatores Humanos >>
Back to: "F"
fator humano
- Definição1
- É a área de abordagem da Segurança Operacional que se refere ao complexo biológico do ser humano, nos seus aspetos Fisiológicos, Psicológicos e Operacionais.
- Fonte1
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-16: Programa de prevenção de acidentes aeronáuticos do departamento de controle do espaço aéreo para 2014. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4009. Acesso em: 18 mar. 2015.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 351-2: controle do espaço aéreo – concepção operacional ATM nacional. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3678. Acesso em: 16 mai. 2016.
- Contexto
- Os aspectos relacionados aos Fatores Humanos abrangem a aplicação dos conhecimentos de como o ser humano percebe, sensibiliza, aprende, compreende, interpreta, processa, recorda e usa as informações. Também, resulta da aplicação do conhecimento para medir o desempenho humano e os seus efeitos no funcionamento de um sistema. Nesse sentido, o Fator Humano examina as diferentes formas de interação entre o ATCO e o Sistema ATM com o qual trabalha, e como podem afetar um ou outro. Além disso, contribui para identificar as principais influências em eventos relevantes, tanto os relativos à estrutura do Sistema ATM quanto às ações do controlador individualmente.
- Subárea
- Fatores Humanos