A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Back to: "A"

atmosfera padrão
Definição1
Atmosfera definida internacionalmente como "International Standard Atmosphere" - ISA, adotada pela OACI.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Fonte2
Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica. Glossário. [S.l]: Comando da Aeronáutica, 201-?]. Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2021.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro da Aviação Civil: RBAC n. 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Emenda n.01. 31 jan. 2013.
Nota adicional1
Termo definido pela Organização Internacional de Aviação Civil (International Civil Aviation Organization - ICAO). É definida por temperatura média ao nível do mar equivalente a 15°C, pressão na superfície de 1.013,25 milibares, ou 760 milímetros de mercúrio e redução de temperatura igual a 0,65°C, a cada 100 metros, até 11 quilômetros de altitude.
Contexto
NOTA 1: O altímetro de pressão, calibrado de acordo com a atmosfera padrão, indicará: a) altitude - quando ajustado para " ajuste de altímetro" (QNH); b) altura - quando ajustado para " ajuste a zero" (QFE); e c) nível de voo - quando ajustado para a pressão de 1013.2 hectopascais (QNE). NOTA 2: Os termos " altura" e "altitude", usados na NOTA 1, referem-se a alturas e altitudes altimétricas em vez de geométricas.
Ponto de entrada ETOPS significa o primeiro ponto da rota em um voo ETOPS, determinado considerando-se velocidade de cruzeiro com um motor inoperante sob atmosfera padrão, ar calmo e distante mais de 180 minutos de um Aeródromo Adequado.
Subárea
Meteorologia Aeronáutica
Broader Term
atmosfera